Weekly Cycle



Sunday, November 1, 2009

Semana 8: Não Esquecer o Lado Espiritual


Semana 8: Não Esquecer o Lado Espiritual

Na oitava semana do ano, quase no final do mês de Cheshvan, o pássaro veloz canta seu reconhecimento de que toda ajuda vem de D’us, Criador da Terra e dos Céus (Salmo  102:2).
A medida que vamos adentrando no mês de Cheshvan, sentimos que estamos cada vez mais mergulhados  no “dilúvio” de preocupações e obrigações mundanas. Consequentemente, precisamos da ajuda de D’us para não perder de vista a importância da espiritualidade.

Nesta semana, o ensinamento do Pirkê Avot correspondente está nas palavras do Rabi Yehoshúa, que leciona sobre o pecado: “O olho mau, a má inclinação e o ódio arrebatam o homem do mundo” (Cap. II:11). Rabi Yehoshúa ensina que o pecado pode nos tirar deste mundo. Contudo, o verso também tem um sentido positivo: o pecador que se arrepende verdadeiramente alcança patamares muito acima deste mundo físico.
Existe uma grande conexão entre o Pirkê Avot com o mês de Cheshvan extraída do ensinamento do Rabi Yehoshúa. A inundação foi causada porque a má inclinação e o ódio ao próximo imperavam nessa época. A Torá nos ensina que havia também muito roubo, ato ligado ao olho mau e desejo do que não lhe pertence. As pessoas da época ficaram tão materialistas que menosprezaram o lado ético e espiritual.
A combinação das sefirot nesses dias resulta em chesed shebeguevurá. O dilúvio começou aos poucos, dando às pessoas ampla oportunidade de arrependimento, mesmo depois da chuva ter começado.[1] A verdade é que o dilúvio não foi de todo ruim pois serviu para purificar o mundo e propiciou um recomeço.
Nesta semana em que até o pássaro veloz está consciente da bondade e justiça da onipotência divina, devemos nos esforçar para seguir este exemplo, e a Ele nos dirigir sempre. Aprendemos com o pássaro veloz que necessitamos de D’us em tudo e para tudo. Assim, se estivermos nos sentindo sós e desamparados, devemos seguir o exemplo desse pássaro e rezar a D’us por ajuda.



[1] Gênesis 7:12, Rashi

No comments:

Post a Comment

DOWNLOAD A FREE COPY OF PEREK SHIRAH HERE!

Blog Archive

Contributors

Quick Start: