Weekly Cycle



Sunday, October 25, 2009

Semana 9: Agir Corretamente, Combatendo a Escuridão com Luz


Semana 9: Agir Corretamente, Combatendo a Escuridão com Luz 

            Na nona semana a petrel no Perek Shirá anuncia que a luz é semeada para o justo, e alegria para os de coração reto (Salmo 97:11). Em alguns anos esta semana cai inteiramente no mês de Cheshvan, enquanto que em outros , inclui Rosh Chodesh Kislev, mês de Hanuká. O verso da petrel fala de luz, sementes e proteção aos justos, conceitos basicos de Hanuká, também conhecida como “Festa das Luzes.” Milagrosamente, D’us fez com que os Macabeus, guerreiros justos da semente de Aarão, vencessem os gregos, o maior império da época. Nos anos em que Kislev não começa nesta semana, ocorre uma festa antiga celebrada pelos Macabeus no dia 23 de Cheshvan.    
No Pirkê Avot, Rabi Yossi diz: “Que o dinheiro do teu próximo seja tão precioso para ti como se fosse o teu próprio [dinheiro]; prepara-te para o estudo da TorḠpois não chega a ti através de herança; e que todas tuas ações sejam por amor ao Céu” (Cap. II:12). Este ensinamento está relacionado com Hanuká. Os gregos admiravam a Torá como filosofia e seus conceitos éticos sobre questões financeiras, por exemplo. Contudo,  tentaram extinguir o relacionamento amoroso do Povo Judeu com D’us, proibindo a observância dos preceitos religiosos da Torá. Cabe ressaltar que o Rabi Yossi era um kohen, sacerdote, tal qual os Macabeus.
A combinação das sefirot desta semana resulta em guevurá shebeguevurá. Note-se que para os seguidores da filosofia Lubavitch, a conexão de Rosh Chodesh Kislev com guevurá shebeguevurá é clara. Em primeiro lugar, foi nesta época que o Rebbe sobreviveu a um ataque de coração. Com força e coragem, dignas de grande exemplo, miraculosamente retornou a sua casa em Rosh Chodesh Kislev. De outra parte, com muita tristeza, Rosh Chodesh Kislev marca o dia em que emissários do Chabad em Mumbai, na Índia, foram assassinados. Ao invés de desistir desta missão, o Chabad mandou novos emissários.
A petrel ensina que o mais importante para obtenção da felicidade é ser uma pessoa boa, honesta e justa. Rabi Nachman de Breslev leciona que é fundamental reconhecer tais qualidades, no próximo e em nós, focalizando sempre no aspecto positivo.[1]



[1] Likutei Moharan I:282

No comments:

Post a Comment

DOWNLOAD A FREE COPY OF PEREK SHIRAH HERE!

Blog Archive

Contributors

Quick Start: