Weekly Cycle



Sunday, November 29, 2009

Semana 4: Se Responsibilizar com o Coletivo, Se Protegendo de Más Companhias


Semana 4: Se Responsibilizar com o Coletivo, Se Protegendo de Más Companhias

            Na quarta semana do ano, durante o final de Sucot, Shemini Atseret e Simchat Torá, é a vez da águia cantar no Perek Shirá. Em Simchat Torá, se conclui a leitura anual de toda a Torá feita em todas as sinagogas. Logo em seguida, a comunidade inicia novamente a leitura da Torá, começando do princípio. A águia é um símbolo deste reinício, pois renova suas penas de ano a ano.[1]  
A águia canta suplicando para D’us lembrar de todas as outras nações, e castigar os malvados (Salmo 59:6). Durante Sucot, o Povo de Israel lembra de todas as nações em suas preces. No entanto, o enfoque de Shemini Atseret está na relação íntima entre D’us e o Povo Judeu.
A águia é a ave que voa mais alto de todas, tendo portanto,  uma visão extremamente ampla e potente de toda a Criação. Ao contrário dos outros pássaros, que carregam os filhotes entre suas garras, a águia os carrega em cima de suas asas, para evitar que outro animal os alcance. Assim é nossa relação com D’us: "Vocês viram o que fiz aos egípcios e como os levei sobre asas de águia e os trouxe a Mim".[2]
No Pirkê Avot, Rabi Yehudá HaNassí discorre sobre como se manter no caminho correto, sendo louvável aos seus próprios olhos e aos olhos de seu semelhante. A palavra utilizada por Rabi Yehudá para descrever este estado de equilíbrio é tiferet, sefirá ligada a Sucot.
 Rabi Yehudá HaNassí explica que diferentes mitzvot não devem ser comparadas. Alguns pensam que dançar com a Torá, costume do dia de Simchat Torá, é menos importante do que as rezas feitas em Rosh Hashaná e Yom Kippur. Na verdade, aos olhos de D’us, dançar junto com a Torá é muito importante. É em Shemini Atseret e Simchat Torá que o julgamento de cada ser humano é encerrado para aquele respectivo ano. Apesar de que, nunca é tarde para fazer teshuvá (retornar a D’us) e mudar o julgamento celeste.
Nesta semana a combinação de sefirot predominante é netzach shebechesed. Concluimos a leitura da Torá com a descrição das bençãos dadas por Moisés às doze tribos de Israel. Sendo Moisés associado à sefirá netzach, bençãos, atos de bondade, são ligadas a chesed.
A lição que podemos depreender do verso da águia é a preocupação que ela demonstra com os outros, além de si mesma. Na realidade, ajuda demais a aplacar a depressão quando o indivíduo consegue se ocupar com outros além de cuidar de si mesmo. A águia tem esta preocupação com a comunidade e com todas a nações.


[1] Salmo 103:5, Rashi
[2] Êxodo 19:4

No comments:

Post a Comment

DOWNLOAD A FREE COPY OF PEREK SHIRAH HERE!

Blog Archive

Contributors

Quick Start: