Weekly Cycle



Sunday, November 8, 2009

Semana 7: Reconhecer a Presença de D’us no Mundo

Semana 7: Reconhecer a Presença de D’us  no Mundo

Na sétima semana do ano, ainda no mês de Cheshvan, a andorinha canta no Perek Shirá anunciando que não pode ficar em silêncio diante de D’us e sim, cantará e agradecerá a Ele para sempre (Salmo 30:13).
Em hebraico a expressão para sempre, l'olam, tem dentro de si a palavra olam, que significa mundo. Olam vem da palavra ehelem, que significa “máscarar” e “ocultar”. É através do nosso envolvimento com o mundo neste mês que conseguimos revelar a presença de D’us, que até então estava oculta.
No Pirkê Avot, Rabi Eliezer ensina que “a honra de teu próximo seja tão querida para ti como se fosse tua própria honra, e não te irrites com facilidade” (Cap. II: 10). Rabi Eliezer ensina que o indivíduo deve arrepender-se um dia antes de sua morte. Entretanto, como ninguém sabe quando vai morrer, cada um deve arrepender-se diariamente.
O dilúvio na era de Noé começou no dia dezessete do mês de Cheshvan. Tal fenômeno não teria acontecido se as pessoas tivessem se arrependido da corrupção e atrocidades cometidas. Noé foi parcialmente culpado por não ter rezado por seus vizinhos, e egoisticamente só ter se preocupado com o próprio bem estar e de sua família.

A sefirá predominante desta semana é malchut shebechesed. Nesta semana se comemora o yahrzeit da Rachel, uma das matriarcas do Povo de Israel. Rachel na cabalá representa malchut e a Schechiná, presença feminina de D’us no mundo. Rachel também tinha muito chesed, constituindo um exemplo perfeito da lição do Pirkê Avot mencionada. Ela preferiu sofrer e deixar  que seu amor casasse com outra mulher, do que envergonhar e ferir a honra de sua irmã Léa.
Durante esses dias extraímos do Perek Shirá uma lição muito importante para a convivência: sempre reconhecer e agradecer a D’us. Até a andorinha reconhece a grandeza de D’us e demonstra sua gratidão eternamente. A andorinha também ensina que ao louvar a D’us não basta só usar instrumentos (como na semana seis), é importante também cantar com a nossa própria voz.

No comments:

Post a Comment

DOWNLOAD A FREE COPY OF PEREK SHIRAH HERE!

Blog Archive

Contributors

Quick Start: