Weekly Cycle



Sunday, November 15, 2009

Semana 6: Pensar nas Futuras Gerações

Semana 6: Pensar nas Futuras Gerações

Na sexta semana do ano judaico, no Perek Shirá, o pássaro canoro enaltece a D’us que o presenteou com um lar seguro para pouso, um ninho para descansar e dar de comer aos filhotes (Salmo 84:4). O verso também fala dos altares de D’us. Como dito, sabemos que em Cheshvan o Terceiro Templo será inaugurado na era messiânica.
No Pirkê Avot, Raban Yochanán ben Zacai, costumava dizer que mesmo aquele indivíduo que aprendeu muita Torá não deve pretender reconhecimento especial, pois foi criado justamente para essa finalidade (Cap. II:8). Além disso, ele pede para seus alunos “sairem e verem” qual o caminho a ser seguido e aquele que deve ser evitado. Este pedido está conectado com o mês de Cheshvan, no qual saimos de um estado de introspecção para nos envolver no mundo material, a fim de garantir nosso sustento. Durante sua vida, Raban ben Zacai partiu de Jerusalém antes da destruição do Templo, em jornada para estabelecer Yavneh, centro de estudo onde ensinou a Torá oralmente, assegurando a sobrevivência do Judaísmo para futuras gerações.
Nesta semana a combinação das sefirot resulta em yesod shebechesed. Esta sefirá, tal como o canto do pássaro canoro, nos faz lembrar a José, representante da sefirá yesod, que tinha a preocupação de prover espiritual e materialmente  sua família e o restante do mundo.
Podemos extrair uma lição preciosa do pássaro canoro. Como explicamos na quarta semana, temos que cuidar dos outros, além de cuidar de nós mesmos. O pássaro canoro nos ensina que precisamos trabalhar para criarmos uma fundação sólida para filhos e futuras gerações, incluindo alunos. Isto pode servir de grande motivação para aquela pessoa que se encontra deprimida.

No comments:

Post a Comment

DOWNLOAD A FREE COPY OF PEREK SHIRAH HERE!

Blog Archive

Contributors

Quick Start: