Weekly Cycle



Sunday, November 22, 2009

Semana 5: Utilizar Todas as Forças Disponíveis Para Elevar o Mundo

Semana 5: Utilizar Todas as Forças Disponíveis Para Elevar o Mundo

Na quinta semana do calendário judaico ocorre Rosh Chodesh Cheshvan. O mês de Cheshvan é representado pela tribo de Menashé, filho primogênito de José. Diferentemente de Efraim, Menashé era mais envolvido no mundo material, ajudando seu pai na administração de todo império egípcio da época. Em Cheshvan, trazemos toda santidade que adquirimos em Tishrei e a utilizamos no nosso trabalho espiritual e material do dia-a-dia para elevar o mundo.
No Perek Shirá, a garça canta para D’us com alegria e recomenda que sejam usados instrumentos musicais para que a sonoridade de exaltação seja mais bela (Salmo 33:2). Depois da introspecção e mergulho às pérolas da Torá e serviço a D’us durante o mês de Tishrei, devemos pôr em prática no mundo físico novas resoluções. Nesse trabalho, usamos todas as forças, instrumentos e tecnologias disponíveis.
No Pirkê Avot, as palavras de Raban Gamliel, filho do Rabi Yehudá Ha-Nassí, também estão relacionadas ao trabalho prático a ser realizado no mês de Chesvan. Raban Gamliel recomenda no Pirkê Avot que se combine o estudo da Torá com trabalho (Cap. II:2). Suas outras lições aconselham as formas com que o individuo deve trabalhar para a comunidade e lidar com o governo, entre outras.
Nesta semana, a sefirá preponderante é hod shebechesed, que está conectada ao serviço divino e a Aarão, o Sumo Sacredote. Sabemos que o Terceiro Templo será inaugurado em Cheshvan.
Uma lição que podemos aprender da garça é o poder da música. E não é a música e o som dos instrumentos uma das terapias mais formidáveis e antigas para combater a melancolia? David tocava harpa para alegrar o Rei Saul, que estava atormentado por maus espíritos.

No comments:

Post a Comment

DOWNLOAD A FREE COPY OF PEREK SHIRAH HERE!

Blog Archive

Contributors

Quick Start: