Weekly Cycle



Sunday, June 28, 2009

Semana 26: Ser Humilde e Deixar D’us Guiar


Semana 26: Ser Humilde e Deixar D’us Guiar

Nesta semana, a vigésima sexta, na qual ocorre Rosh Chodesh Nissan, no Perek Shirá o carneiro declama que ninguém é tão forte, temível e realizador de milagres como D’us (Êxodo 15:11). Nissan, mês da redenção, é simbolizado no zodíaco pelo signo de áries.
A relação de pastor e rebanho é uma das mais conhecidas metáforas da relação de D’us com o Povo de Israel. D’us está totalmente acima da nossa compreensão, assim como o pastor está acima da compreensão do rebanho. Ao mesmo tempo, assim como o rebanho, temos completa humildade e fé que o nosso Pastor nos guiou, guia e guiará, por mais que tenhamos que enfrentar raposas e leões no caminho para casa.
Neste mês fomos redimidos e nele seremos redimidos. Nissan é representado pela tribo de Yehudá, que era o líder de todos os irmãos, e tem como descendentes o Rei David e Mashiach.
Cada animal deste mês representa a redenção de um tipo de exílio. O carneiro era um deus para os egípcios. Em Pessach sacrificávamos este animal, mostrando para os egípcios que D’us é superior. Também é apropriado que o verso desta semana venha da Canção do Mar, cantada por todo o Povo Judeu depois que o mar se abriu e fechou em cima dos egípcios.[1]
Rabino Yishmael no Pirkê Avot desta semana nos ensina que devemos nos submeter aos superiores, literalmente ao cabeça,ser corteses com os mais jovens e receber a todos com alegria (Cap. III:12). Nissan é conhecido como a cabeça, o primeiro dos meses.
Nesta semana a combinação das sefirot resulta em hod shebenetzach. De forma humilde e grata, com reconhecimento, alcançaremos nossa vitória e redenção durante este mês.
E daí depreendemos uma lição da ovelha, de que ao chegarmos a metade da nossa jornada anual, temos que trabalhar em prol de nosso próprio aperfeiçoamento físico e espiritual, acreditando que só D’us, o Único, pode nos redimir verdadeiramente.






[1] Êxodo 13:16

No comments:

Post a Comment

DOWNLOAD A FREE COPY OF PEREK SHIRAH HERE!

Blog Archive

Contributors

Quick Start: