Weekly Cycle



Sunday, July 5, 2009

Semana 25: Ter Auto-Sacrifício para Cumprir a Missão


Semana 25: Ter Auto-Sacrifício para Cumprir a Missão

E chegamos a semana vigésima quinta, ainda no mês de Adar, onde no Perek Shirá o sapo abençoa Seu nome e reinado por toda a eternidade (Talmud, Pesachim 56A). O cântico do sapo é dito todo dia, duas vezes ao dia, pois é parte essencial da reza do Shemá. Esta prece expressa a idéia de aceitarmos por completo com auto-sacrifício a majestade de D’us.
As ações do sapo na introdução do Perek Shirá servem de grande exemplo de como ser um emissário. O Perek Shirá explica que o sapo, por ser anfíbio, consegue fazer o que nenhum outro animal poderia fazer. Ele voluntariamente serve de comida para um animal terrestre que só se alimenta de animais marinhos. Ele é como um emissário numa missão especial de total auto-sacríficio. Na verdade, todos nós temos uma missão especial, que ninguém mais tem a possibilidade de cumprir.
Ensina o Rabi Elazar, o Modahita no Pirkê Avot desta semana que aquele que profana coisas sagradas, degrada as festividades, humilha publicamente a seu próximo, revoga o pacto de nosso pai Abrahão (a circuncisão) e interpreta a Torá em forma contraditória de seu autêntico sentido – mesmo que possua Torá e boas ações, não tem parte no Mundo Vindouro (Cap. III:11).  Nesta semana, já começamos a preparação para Pessach. O Shulchan Aruch, Código de Leis Judaicas, explica que se deve preparar para Pessach trinta dias antes do festival. As palavras do Pirkê Avot estão muito relacionadas a esta festividade.
Nesta semana a combinação das sefirot resulta em netzach shebenetzach, a vitória na vitória. Saímos da vitória e redenção de Adar e Purim, e nos preparamos para os dias de vitória e redenção de Nissan e Pessach.
Uma lição que aprendemos do sapo é que devemos servir a D’us com enorme auto-sacrifício, lembrando quão temporária é nossa permanência na Terra e infinitamente pequenos somos diante da Eternidade Divina.


No comments:

Post a Comment

DOWNLOAD A FREE COPY OF PEREK SHIRAH HERE!

Blog Archive

Contributors

Quick Start: