Semana 27: Se Purificar Para Obter Transformação
E chegamos à
semana vinte e sete, ainda mais próximos de Pessach,
quando é a vez da vaca no Perek Shirá solicitar que se ergam canções de
júbilo à fortaleza divina, e soem ,alegres, vozes ao D’us de Jacob (Salmo
81:2). Que lindo! Jacob representa o nome mais frágil do Povo de Israel e justo
esse cântico reconhece que D’us
é nossa completa força.
Esta semana marca
o yahrzeit do Quinto Rebbe de
Lubavitch, Shalom Dov Ber, o Rebbe Rashab, no segundo dia de Nissan. Ele liderou o movimento em uma época
de muita fragilidade sócio-política e grandes desafios para os judeus da
Russia.
A vaca representa
o exílio espiritual da impureza do Egito, materializado no bezerro de ouro, mas
também a purificação ritual. Justo a as cinzas de uma vaca vermelha pura (tmimá) eram
usadas para purificação. Cumpre notar que a vaca, assim como o carneiro,
são animais kosher, puros e adequados para consumo. O Rebbe Rashab era
conhecido por sua total pureza. Foi ele que estabeleceu o sistema escolar Tomchei Tmimim, no qual os alunos são
chamados de tmimim, puros.
O Pirkê Avot
da semana vinte e sete está nas lições de Rabi Akiva. Interessante, porque é
exatamente Rabi Akiva que na Mishná
ensina sobre como D’us purifica o Povo de Israel.[1]
Outrossim, no Pirkê Avot, Rabi Akiva descreve
quão querido é o ser humano, pois foi criado à imagem de D’us. Também descreve quão
amado é o Povo de Israel, pois eles são chamados de filhos e a eles foi
entregue a Torá. A porção do Rabi
Akiva no Pirkê Avot inclui vários
outros ensinamentos fundamentais e profundos, que servem como base intelectual da
religião judaica. Paralelamente, os ensinamentos do Rebbe Rashab servem como base
intelectual da filosofia Chabad. Rabi Akiva termina seu comentário no Pirkê Avot afirmando que tudo está preparado para o banquete. Em
Nissan, tudo está preparado para o
banquete de Pessach.
Ninguém melhor que
Rabi Akiva para ensinar em Nissan, mês de humildade, milagres e redenção.
Este rabino começou a estudar Torá com quarenta anos de idade e
literalmente se sentava junto com crianças. E vejam o resultado: Rabi Akiva é
um dos maiores sábios da Torá de todos os tempos. Seu nome, Akiva, tem a
mesma raiz do nome Jacob, e também é uma expressão de fragilidade e humildade.
Nesta
semana a combinação das sefirot resulta em yesod shebenetzach,
isto é, base sólida onde prepondera a resistência, determinação e redenção. Esta
talvez seja a maior função do sistema educacional judaico no exílio. Uma lição
que tomamos da vaca é de que em todo nosso trabalho espiritual nossa força sempre vem de D’us. A vaca canta
sobre Jacob, que somente com perseverança e fé conseguiu se transformar em
Israel. Cada um de nós também passa por transformações, e neste processo D’us
está conosco todo o tempo.
No comments:
Post a Comment