Weekly Cycle



Sunday, June 21, 2009

Semana 27: Se Purificar Para Obter Transformação


Semana 27: Se Purificar Para Obter Transformação

E chegamos à semana vinte e sete, ainda mais próximos de Pessach, quando é a vez da vaca no Perek Shirá solicitar que se ergam canções de júbilo à fortaleza divina, e soem ,alegres, vozes ao D’us de Jacob (Salmo 81:2). Que lindo! Jacob representa o nome mais frágil do Povo de Israel e justo esse cântico reconhece que D’us é nossa completa força.
Esta semana marca o yahrzeit do Quinto Rebbe de Lubavitch, Shalom Dov Ber, o Rebbe Rashab, no segundo dia de Nissan. Ele liderou o movimento em uma época de muita fragilidade sócio-política e grandes desafios para os judeus da Russia.
A vaca representa o exílio espiritual da impureza do Egito, materializado no bezerro de ouro, mas também a purificação ritual. Justo a as cinzas de uma vaca vermelha pura (tmimá) eram usadas para purificação. Cumpre notar que a vaca, assim como o carneiro, são animais kosher, puros e adequados para consumo. O Rebbe Rashab era conhecido por sua total pureza. Foi ele que estabeleceu o sistema escolar Tomchei Tmimim, no qual os alunos são chamados de tmimim, puros.
O Pirkê Avot da semana vinte e sete está nas lições de Rabi Akiva. Interessante, porque é exatamente Rabi Akiva que na Mishná ensina sobre como D’us purifica o Povo de Israel.[1] Outrossim, no Pirkê Avot, Rabi Akiva descreve quão querido é o ser humano, pois foi criado à imagem de D’us. Também descreve quão amado é o Povo de Israel, pois eles são chamados de filhos e a eles foi entregue a Torá. A porção do Rabi Akiva no Pirkê Avot inclui vários outros ensinamentos fundamentais e profundos, que servem como base intelectual da religião judaica. Paralelamente, os ensinamentos do Rebbe Rashab servem como base intelectual da filosofia Chabad. Rabi Akiva termina seu comentário no Pirkê Avot afirmando que tudo está preparado para o banquete. Em Nissan, tudo está preparado para o banquete de Pessach.
Ninguém melhor que Rabi Akiva para ensinar em Nissan, mês de humildade, milagres e redenção. Este rabino começou a estudar Torá com quarenta anos de idade e literalmente se sentava junto com crianças. E vejam o resultado: Rabi Akiva é um dos maiores sábios da Torá de todos os tempos. Seu nome, Akiva, tem a mesma raiz do nome Jacob, e também é uma expressão de fragilidade e humildade.
            Nesta semana a combinação das sefirot resulta em yesod shebenetzach, isto é, base sólida onde prepondera a resistência, determinação e redenção. Esta talvez seja a maior função do sistema educacional judaico no exílio. Uma lição que tomamos da vaca é de que em todo nosso trabalho espiritual nossa força sempre vem de D’us. A vaca canta sobre Jacob, que somente com perseverança e fé conseguiu se transformar em Israel. Cada um de nós também passa por transformações, e neste processo D’us está conosco todo o tempo.


[1] Yomá 8:9

No comments:

Post a Comment

DOWNLOAD A FREE COPY OF PEREK SHIRAH HERE!

Blog Archive

Contributors

Quick Start: