Weekly Cycle



Sunday, October 11, 2009

Semana 11: Lutar Contra o Mal e Saber Perdoar

Semana 11: Lutar Contra o Mal e Saber Perdoar

            Na décima primeira semana no Perek Shirá a cegonha se dirige ao coração de Jerusalém, clamando que está findo o tempo do castigo e resgatada a iniquidade; pois, em dobro o povo já recebeu da mão do Eterno por todos os pecados (Isaías 40:2). Esse canto da cegonha é uma continuidade daquele “cantado” pelo morcego. Em Hanuká o Templo em Jerusalém foi novamente dedicado a serviço de D’us. A palavra Hanuká significa “dedicação”.
Esta semana marca também o feriado chassídico de Yud Kislev, quando o segundo Rebbe de Lubavitch, o Mitteler Rebbe, foi libertado. A vida do Mitteler Rebbe foi um grande exemplo de pureza, auto-sacrifício e milagres, características preponderantes deste mês.
O Pirkê Avot desta semana é ensinado pelo Rabi Elazar que alerta para que o indivíduo aprenda a combater os epicuristas (heréticos), assim como, aconselha o ser humano a ser ligeiro e ávido no aprendizado da Torá. Em Kislev e Hanuká, comemoramos o sucesso no combate aos aspectos da filosofia grega que são antagônicos aos valores judaicos. O epicurismo é o exemplo de filosofia grega contrária aos ensinamentos da Torá que tinha o maior apelo junto aos judeus na época de Hanuká.
Rabi Elazar também aconselha: Saiba perante quem trabalhas, e quem é o Mestre do seu trabalho que pagará o seu salário". A ênfase é mais uma vez na conexão direta com D’us e Seu envolvimento com a vida diária – algo que os gregos não aceitavam.
Nesta semana, a combinação das sefirot resulta em netzach shebeguevurá. Portanto, devemos nos inspirar na vida do Mitteler Rebbe, um grande tzadik, e exercer persistência no caminho da Torá.
Em relação ao auto-aprimoramento, através do exemplo da cegonha aprendemos a a ser humildes e pedir perdão, bem como a perdoar em abundância do fundo do coração. Afinal, tudo que acontece vem da vontade de D’us, e estamos vivos pelo exclusivo perdão diário dele.

No comments:

Post a Comment

DOWNLOAD A FREE COPY OF PEREK SHIRAH HERE!

Blog Archive

Contributors

Quick Start: