Weekly Cycle



Sunday, September 6, 2009

Semana 16: Confiar e Se Apoiar na Força de D’us


Semana 16: Confiar e Se Apoiar na Força de D’us

E chegamos à décima sexta semana quando no Perek Shirá os patos anunciam para que confiemos no Eterno para sempre, pois Ele é D’us, a Rocha Eterna (Isaías 26:4). Nesta semana do mês de Tevet, continuamos conectados com a força de Dan.
Não é por acaso que o Perek Shirá menciona os patos no plural. Os patos se multiplicam rapidamente e têm famílias grandes. Viajam em grupos e dependem mutuamente para sobrevivência durante a migração quando fogem do frio. O Talmud declara que Tevet é o mês mais frio do ano, "quando o corpo tem prazer [em outro] corpo".[1]
Depois da destruição do Primeiro Templo, o número de sobreviventes judeus era muito pequeno. De acordo com o Livro de Jeremias, somente um total de 4.600 pessoas foram exiladas para a Babilônia.[2] No entanto, em um período extremamente curto, a comunidade judaica na Babilônia prosperou muito, tornando-se numerosa, influente e rica.
 A canção dos patos também parece ser uma referência à força de D’us e Sua capacidade de nos multiplicar. Rocha, Tzur em hebraico, representa estabilidade e força. Tzur também significa Criador ou Artesão, pois como disse Isaías: "Ele formou você desde o ventre".[3]
O ensinamento do Pirkê Avot desta semana está na lição do Rabi Shimon Bar Iochai: “Três [pessoas] que comeram na mesma mesa e não falaram palavras de Torá é como se houvessem comido dos sacrifícios aos [ídolos] sem vida... Mas três [pessoas] que comeram na mesma mesa e pronunciaram ali palavras de Torá, é como se houvessem comido da mesa de D’us” (Cap. III:3).
Rabi Shimon fala da importância do uso de palavras da Torá. Conforme explicado anteriormente, a negligência em relação ao lado espiritual do estudo da Torá foi a causa da destruição do Templo. Rabi Shimon foi o maior conhecedor dos segredos da Torá. Ele entendeu perfeitamente como a abstenção de palavras da Torá gera um efeito negativo no mundo.
Nesta semana, a combinação das sefirot resulta em guevurá shebetiferet. Devemos ter força, seriedade e disciplina na nossa ligação com a agradável beleza espiritual e o equilíbrio da Torá.
Uma lição de auto-aprimoramento que extraímos dos patos é de ter total confiança em D’us, apoiando-se Nele tal qual apoiaríamos numa rocha forte e estável.



[1] Meguilá 13a
[2] Cap. 52:28-30
[3] Cap. 44:2

No comments:

Post a Comment

DOWNLOAD A FREE COPY OF PEREK SHIRAH HERE!

Blog Archive

Contributors

Quick Start: