Weekly Cycle



Sunday, September 13, 2009

Semana 15: Valorizar o Estudo da Torá

Semana 15: Valorizar o Estudo da Torá

Na décima quinta semana, o ganso selvagem no Perek Shirá, quando vê Israel ocupado com a Torá, clama para prepararem um caminho para o Eterno. Após encontrar comida, bendiz aquele que confia no Eterno, e não no ser humano (Isaías 40:3 e Jeremias 17:5-7). Esta semana é marcada pelo jejum do dia dez de Tevet – quando Jerusalém foi sitiada. Este foi o passo inicial para a destruição do Templo e o exílio da Schechiná, a Presença Divina.
Poucos foram os judeus que sobreviveram à destruição do Primeiro Templo. Mesmo assim, os judeus se  multiplicaram e voltaram a ser um povo numeroso, como a Tribo de Dan, símbolo de Tevet.
O Midrash nos diz que Jerusalém foi sitiada e o Primeiro Templo destruído porque não se dizia a benção necessária antes do estudo da Torá. Em outras palavras, esta tragédia ocorreu pela falta de importância espiritual dada à Torá e aos Livros Sagrados.
No ensinamento do Pirkê Avot desta semana, leciona o Rabi Chaniná ben Teradion: “Se duas [pessoas] estão sentadas juntas e não trocam entre si palavras de Torá, esta é uma companhia de zombadores... Mas se dois se sentam juntos e trocam entre si palavras de Torá, a Presença Divina repousa entre eles” (Cap. III:2). Rabi Chaniná explica que até mesmo quando uma pessoa se senta só e se ocupa com a Torá, D’us a recompensa. Neste caso é clara a conexão com os assuntos da semana mencionados acima.
A combinação das sefirot resulta em chesed shebetiferet. Quando o sítio a Jerusalém começou, a situação ainda não era tão grave. Havia chance para arrependimento, antes que ocorressem outros eventos trágicos. Isto pode ser considerado como bondade dentro da capacidade de misericórdia, o outro significado da sefirá tiferet.
Em relação à lição de auto-aprimoramento, o ganso selvagem consegue compreender a grande importância do estudo da Torá. Ele entende que seu sustento está no Eterno, e não através das mãos do ser humano. Se fizermos nossa parte, D’us certamente fará a Dele.


No comments:

Post a Comment

DOWNLOAD A FREE COPY OF PEREK SHIRAH HERE!

Blog Archive

Contributors

Quick Start: