Tonight in the Weekly Cycle



Quick Start:

Sunday, September 27, 2009

Semana 13: Divulgar Milagres, com Orgulho e Humildade

Semana 13: Divulgar Milagres, com Orgulho e Humildade

E chegamos a semana décima terceira, de Hanuká, onde no Perek Shirá o pássaro starling soberbo declara:“Suas sementes serão conhecidas entre todas as nações e seus descendentes entre todos os povos. Todos os que os virem reconhecerão que são a semente que o Eterno abençoou” (Isaías 61:9). Em Hanuká, é mitsvá fazer com que os milagres desta data sejam divulgados aos quatro cantos.
O canto do starling tem um elo importante com os kohanim, cuja identidade é determinada pela semente física masculina. Existem testes de DNA disponíveis que verificam se há um gene "kohen", herança da semente de Aarão, o primeiro sumo sacerdote. Os Macabeus eram todos kohanim, sacerdotes e sumos sacerdotes. Suas ações milagrosas durante os dias de Hanuká fizeram com que a semente de Aarão fosse conhecida entre as nações, e sua descendência reconhecida como a semente que D’us abençoou.
A lição do Pirkê Avot é extraída de Akaviá ben Mahalalel, que ensina: “Reflita sobre três coisas e não chegarás a pecar: saiba de onde vieste, para onde vais, e perante quem, no futuro haverás de prestar juízo e contas. “De onde vieste” – de uma gota fedorenta; “e para onde vais” – para um lugar de pó, larvas e vermes; “e perante quem haverás de prestar juízo e contas” – perante o Rei dos reis, o Santo, bendito seja.” (Cap. III:1). Interessante notar, o Pirkê Avot também fala da semente humana, entretanto, de forma áspera.
Existe uma conexão entre o pensamento de Akaviá com Hanuká, já que esta festividade comemora a vitória contra a cultura helênica e o humanismo, que valorizam o ser humano e o corpo acima de tudo. Akaviá ensina que o próprio foco da vida é D’us e não o ser humano.
Nesta semana, a combinação das sefirot resulta em yesod shebeguevurá. Não podia deixar de ser de outra forma: yesod significa fundação e, nesta semana, celebra-se Hanuká, quando o Povo de Israel, conhecedor de sua fundação religiosa, resistiu com coragem e força a assimilação imposta pelos gregos.
Em relação a lição de auto-aprimoramento, podemos depreender do cântico do starling soberbo que devemos divulgar os milagres que tivemos o mérito de presenciar, mas estando cientes que tudo veio de D’us, o Criador e responsável por todos e tudo.

No comments:

Post a Comment

DOWNLOAD A FREE COPY OF PEREK SHIRAH HERE!

Blog Archive

Contributors