Weekly Cycle



Sunday, July 19, 2009

Semana 23: Ser Feliz Sem Precisar Entender o Porquê Das Coisas


Semana 23: Ser Feliz Sem Precisar Entender o Porquê Das Coisas

E chegamos a vigésima terceira semana quando no Perek Shirá o leviatã pede que rendam graças ao Eterno porque Ele é bom e porque é eterna Sua misericórdia (136:1). Esta semana marca o dia sete de Adar, data do aniversário e também do yahrzeit de Moisés.
O leviatã é uma referência ao próprio Moisés. De modo abrangente, peixe representa tzadik e Moisés é o maior dos tzadikim.[1] O leviatã, o maior dos peixes, e o de relação mais íntima e misteriosa com D’us, louva-O e pede que outros O louvem.
O leviatã representa a idéia de dualidade e relacionamento pois ele foi criado macho e fêmea. Contudo, de modo a obter equilíbrio no mundo, D’us teve que deixar que a fêmea morresse antes que eles se reproduzissem. Apesar desta tragédia, o leviatã ainda canta sobre a bondade divina. O leviatã sabe perfeitamente que tudo que D’us faz é para o bem.
O Pirkê Avot desta semana está no ensinamento do Rabi Chaniná ben Dossá que diz que todo aquele cujo temor ao pecado é maior que a sua sabedoria, sua sabedoria perdurará; mas todo aquele cuja sabedoria é maior do que seu temor do pecado, sua sabedoria não perdurará (Cap. III:9). Cumpre notar que este ensinamento se relaciona perfeitamente com Moisés que mostrou temor a D’us desde sua primeira interação com Ele. A nossa sabedoria sempre será limitada, então não basta se basear nela para se relacionar propriamente com D’us.
Ademais, Rabi Chaniná também ensina que todo aquele que agrada a humanidade, agrada a D’us; e todo aquele que não agrada a humanidade não agrada a D’us (Cap. III:13). Da mesma forma, esta lição se aplica a Moisés, cujos atos foram agradáveis tanto para o Povo Judeu como para D’us.
Nesta vigésima terceira semana a combinação das sefirot resulta em guevurá shebenetzach, isto é, a disciplina, julgamento e força na vitória e determinação. Como já explicamos, Moisés representa a sefirá de netzach e seu falecimento está conectado com o atributo de guevurá.
Nesta semana, uma lição que extraímos do leviatã é a de que tudo o que D’us faz é para o bem, e que devemos confiar plenamente em Sua bondade.


[1] Shnei Luchot HaBrit

No comments:

Post a Comment

DOWNLOAD A FREE COPY OF PEREK SHIRAH HERE!

Blog Archive

Contributors

Quick Start: