Weekly Cycle



Sunday, March 1, 2009

Semana 43: Perseguir o Amor e a Paz


Semana 43: Perseguir o Amor e a Paz

Na quadragésima terceira semana, de Rosh Chodesh Av, é o gato quem louva a D’us no Perek Shirá. Em primeiro lugar, o gato elabora que embora o inimigo possa subir ao alto como a águia e fazer seu ninho entre as estrelas, dali o Eterno irá fazé-lo descer (Obadias 1:4). E ainda, o gato declara ao alcançar o camundongo que perseguiu seus inimigos e os dominou, e não voltou até os consumir (Salmo 18:38). O gato é um felino, quase um leão em miniatura. Neste mês temos o potencial de ser como leões. No futuro, Mashiach reinará na Terra como o leão, e ele nascerá no mês de Av. Rosh Chodesh Av  que é o yahrzeit de Aarão, uma das poucas datas de falecimento mencionadas explicitamente na Torá. Aarão era conhecido por perseguir a paz.[1]
O mês de Av tem o leão como símbolo no zodíaco. Como explicado na semana 38, o Midrash mostra a relação do mês de Av com o leão. Este mês é representado pela tribo de Shimon, que tem um atributo muito forte de julgamento severo. Este mês também está relacionado ao tikun (recuperação) da audição. O nome Shimon vem da palavra shmiá, audição, e este mês está ligado ao pecado do povo que deu ouvido aos espiões. Foi em Av que os espiões contaram a descrição de Terra de Israel ao povo, que absorveu a parte negativa e se acovardou, ao invés de assimilar somente a parte positiva do relato.
O gato, que vem a ser predador do camundongo, canta de como vai conseguir sua presa. Isto é apropriado para o começo do mês de Av, quando os judeus foram presas de seus inimigos. O cântico do gato vem de palavras do profeta Obadias, direcionado a Roma. Foi Roma que perseguiu e causou a destruição do Segundo Templo.
Nesta semana, o Pirkê Avot através do ensinamento de Rabi Yehudá Bar Ilai alerta para que sejamos cautelosos ao estudar, pois um erro inadvertido por falta de estudo é considerado uma transgressão voluntária (Cap. IV:13).  Sabe-se que a destruição do Primeiro Templo foi devida à falta de importância dada ao estudo da Torá.
Rabi Yehudá também exemplifica a possibilidade de paz entre judeus e romanos. Uma vez ele encontrou um romano que era o único sobrevivente de um naufrágio. Apesar de  sequer conhecê-lo, Rabi Yehudá lhe deu suas roupas. Depois descobriu-se que este romano desconhecido era um legislador poderosíssimo e que por causa de Rabi Yehudá anulou todos os decretos desfavoráveis ao Povo de Israel![2]
Nesta semana a combinação das sefirot resulta em chesed shebemalchut. Como Rabi Yehudá, temos que demonstrar nossa bondade de forma que ela tenha um impacto neste mundo material. A lição que podemos extrair do gato é a de que assim como o gato persegue o camundongo de forma negativa, devemos ser como Aarão e “perseguir” de forma positiva, com amor e paz, todos os nossos semelhantes.  


[1] Pirkê Avot, I:12
[2] Marcus, p. 138

No comments:

Post a Comment

DOWNLOAD A FREE COPY OF PEREK SHIRAH HERE!

Blog Archive

Contributors

Quick Start: