Weekly Cycle



Sunday, March 15, 2009

Semana 41: Não Se Deixar Corromper


Semana 41: Não Se Deixar Corromper

Na  quadragésima primeira semana no Perek Shirá a raposa avisa que será punido aquele que constrói sua casa sem retidão e seus terraços sem justiça; que faz seu semelhante trabalhar de graça e não lhe entrega seu salário (Jeremias 22:13). Esta semana é marcada pelo dia de 17 de Tamuz, quando começamos a contagem das três semanas de luto conectadas à destruição do Templo. Esta destruição da casa de D’us ocorreu em razão da injustiça daquela época. Esta semana também inclui a festa chassídica de Yud Beit/Yud Gimmel Tamuz (12 e 13 de Tamuz), aniversário e dia de redenção do Sexto Rebbe de Lubavitch, Yosef Yitzchak Schneerson.[1]
A raposa é o símbolo da destruição do Templo, conforme descrito no Talmud, no final do tratado de Makkot. Lá se conta que vários rabinos da época da destruição do Segundo Templo, viram uma raposa entrar no local onde ficava a parte mais sagrada do Templo. Neste trecho, o Talmud relata como Rabi Akiva consegue ver estes acontecimentos com bons olhos e com otimismo, ao ponto de começar a rir, enquanto os outros rabinos estavam chorando. Ao explicar o riso, Rabi Akiva consegue consolar os outros rabinos.
Os dias 12 e 13 de Tamuz marcam o momento em que o Sexto Rebbe de Lubavitch desafiou o império soviético da época e venceu. Anos depois, a União Soviética em si, marcada pela injustiça e falta de retidão desmoronou, assim como o muro de Berlim. O sétimo Rebbe, Menachem Mendel Schneerson previu este acontecimento muitos anos antes.
Rabi Yochanán HaSandlar ensinou através do Pirkê Avot que toda a assembléia  por amor ao Céu obterá resultados duradouros, mas aquela que não for por amor ao Céu não os obterá (Cap. IV:11). O ensinamento de Rabi Yochanán é muito similar ao verso da raposa. Ele está discutindo a importância de não se corromper e se dividir por motivações pessoais. A firmeza da comunidade vem através de mantermos os princípios, e agir de acordo com a vontade de D’us. O melhor exemplo disso é o próprio Sexto Rebbe de Lubavitch, que conseguiu que a religião judaica se mantivesse em plena opressão comunista. Sabemos que quando não seguimos a palavra de D’us, a comunidade inteira sofre e nossas estruturas não sobrevivem, como ocorreu em 17 do mês de Tamuz.
A combinação das sefirot resulta em yesod shebeyesod, isto é, firmeza absoluta em nossa base judaica, para que a fundação representada pela casa e comunidade continue no caminho de D’us.
A lição de auto-aprimoramento que obtemos da raposa é a de que devemos praticar o bem e não nos deixar entorpecer por oportunidades desonestas e imediatistas. Se caminharmos com as lições da Torá , nossa casa será mais sólida e segura.


[1] Quando damos a cada dia do ano uma combinação de sefirot, o dia 12 de Tammuz resulta em guevurá shebeyesod shebeyesod. O Rebbe Yosef Yitzchak foi o Sexto Rebbe, e como explicado, yesod é a sexta sefirá. Além disto, Yosef representa a sefirá yesod e Yitzchak a sefirá guevurá. Vale notar que este livro foi concluído nesta data.

No comments:

Post a Comment

DOWNLOAD A FREE COPY OF PEREK SHIRAH HERE!

Blog Archive

Contributors

Quick Start: