Weekly Cycle



Sunday, March 22, 2009

Semana 40: Lutar Pela Verdade

 Semana 40: Lutar Pela Verdade

E na quadragésima semana, ainda no começo do mês de Tamuz, no Perek Shirá o lobo canta que sobre toda coisa de delito – sobre boi, asno, cordeiro, roupas ou qualquer coisa perdida em que houver qualquer contestação – a causa de ambos virá aos juízes; e aquele a quem os juízes condenarem pagará o dobro a seu companheiro (Êxodo 22:8).
O verso do lobo tem uma conexão forte com Reuven. Reuven havia perdido a porção dupla que tinha direito como primogênito, por causa de um erro que cometeu, ao mexer a cama de uma das concubinas de Jacob. Em outra ocasião, quando Jacob impediu que levassem Benjamin para o Egito, Reuven disse que se não o trouxessem de volta, estaria disposto a abrir mão de seus dois filhos, o que equivaleria ao “dobro” da perda.
O lobo é o símbolo da tribo de Benjamin, que por sua vez, também está bastante conectado com o verso deste animal. Ao chegar no Egito, Benjamin é acusado injustamente de roubo pelo Vice-rei,  José. Benjamin também é o mais conectado com a Terra de Israel pois foi o único que lá nasceu.
O verso do lobo também contém um paralelo muito interessante com a conquista da Terra de Israel. O primeiro comentário do Rashi na Torá explica porque a Torá começa com a criação do mundo, e não com a saída do Egito. O sábio explica que quando os povos nos acusarem de "ladrões", alegando de estarmos "roubando" a terra, diremos que todo o mundo é de D’us, e é Ele quem determina quais terras dar a quem.
Nesta semana, o Pirkê Avot através da lição de Rabi Eliezer ben Yaacov ensina que quem cumpre uma mitsvá adquire para si um defensor; e aquele que comete uma transgressão, adquire para si um acusador. O arrependimento e as boas ações são como um escudo contra a retribuição (castigo) (Cap. IV:11). A lição do Pirkê Avot está bastante ligada ao roubo, uma má ação que traz um acusador. Ao mesmo tempo, também está ligada ao mês de Tamuz e ao conserto do olhar. É importante olhar os outros com bons olhos, apreciando suas boas ações, para podermos também servir como bons defensores.
 A combinação das sefirot resulta em hod shebeyesod. Nesta semana devemos ser gratos, dedicados, e corretos em nossos conceitos éticos elementares judaicos. A lição de auto-aprimoramento que aprendemos com o lobo é a de que não devemos ser injustos  permitindo  assim,que a falsidade prevaleça sobre a verdade.


No comments:

Post a Comment

DOWNLOAD A FREE COPY OF PEREK SHIRAH HERE!

Blog Archive

Contributors

Quick Start: