Weekly Cycle



Sunday, March 8, 2009

Semana 42: Perseguir a Justiça


Semana 42: Perseguir a Justiça

Na quadragésima segunda semana no Perek Shirá, que se passa durante as três semanas de luto, o cão de caça clama aos justos que exultem o Eterno e, àqueles de coração puro, cabe erguer cânticos de louvor (Salmo 33:1).
Interessante notar que o cão de caça, que representa retidão, vem depois do animal caçado por ele, a raposa, ligada a corrupção e injustiça. O cão também é o exemplo perfeito da lealdade. Durante este período de três semanas de luto, lembramos que depois de milênios de exílio e tantas tragédias, o Povo de Israel ainda consegue manter-se leal e fiel a D’us, assim como o cão. Além disso, D’us também manteve sua fé em nós. Tal lealdade e retidão, tanto por parte do Povo Judeu e de D’us, certamente é digna de reconhecimento e louvor.
Rabi Elazar ben Shamúa nos ensina no Pirkê Avot que a honra de teu aluno deve ser tão preciosa para ti como a tua própria honra; e que a honra de teu colega seja como a tua reverência por teu mestre, e que a reverência por teu mestre seja como o temor ao Céu (Cap. IV:12). Existe aqui outra ligação com Tamuz: a capacidade de olhar a todos com bons olhos, enxergando mais a fundo o grande valor e potencial de cada um, seja ele aluno, colega, ou mestre. O cão de caça segue muito bem o ensinamento de Rabi Elazar, tendo uma veneração ao seu dono parecida com aquela devida aos Céus!
Na quadragésima segunda  semana a combinação das sefirot resulta em malchut shebeyesod pois com base em uma fundação judaica sólida iremos influenciar o mundo a nossa volta e exaltar o nome de D’us.
Finalmente, a lição de auto-aprimoramento que extraímos com o cão de caça é a de que, tal qual este  persegue a raposa, devemos sempre “perseguir justiça” a todo custo. [1]


[1] Deuteronômio 16:20

No comments:

Post a Comment

DOWNLOAD A FREE COPY OF PEREK SHIRAH HERE!

Blog Archive

Contributors

Quick Start: