Weekly Cycle



Sunday, January 25, 2009

Semana 48: Combater a Frieza com Calor Humano


Semana 48: Combater a Frieza com Calor Humano

Na  quadragésima oitava semana, que inclui o segundo dia de Rosh Chodesh Elul, no Perek Shirá o escorpião declara como D’us é bom para com todos e manifesta sua misericórdia a todos os Seus feitos (Salmo 145:9). O escorpião carrega uma  grande carga de transgressão e pecado, e por isso agradece a D’us que até dele tem piedade.
É sabido que espiritualmente o veneno do escorpião é considerado pior ainda do que o da cobra. O veneno da cobra é quente, representando paixão, mas o veneno do escorpião é frio, simbolizando a indiferença. É mais fácil utilizar a paixão para o bem, do que “redirecionar” o sentimento de indiferença.  A solução para esta é aquecer a alma através do estudo da Torá.
A profunda lição do Pirkê Avot desta semana está contida no ensinamento do Rabi Shimon ben Elazar que dizia para que não aplaquemos nosso próximo no momento de sua ira; não o consolemos enquanto o morto jaz diante dele; não lhe perguntemos ( os detalhes) de sua promessa no momento em que a formula; e tratemos de não vê-lo no momento de sua degradação (Cap. IV:18). Esta lição do Rabi Shimon é inversa ao cântico do escorpião pois descreve situações nas quais uma pessoa está afetada e “esquentada” pelas suas emoções e  a vontade de ajudá-la pode produzir efeito negativo. Nas situações descritas pelo Rabi Shimon, temos que- friamente- usar nosso intelecto e nos distanciar daquela situação momentaneamente. Neste sentido, as qualidades frias do escorpião podem ser utilizadas para o bem.
Nesta semana a combinação das sefirot resulta em yesod shebemalchut, pois temos que intensificar nossa base judaica para retornamos a D’us e aumentar a realeza e a glória de D’us neste mundo.
Finalmente, a lição de autoaprimoramento que aprendemos com o escorpião é a de que temos a possibilidade e obrigação de ajudar aqueles indivíduos que estão distanciados da Torá e mostrá-los o calor humano e as belezas da sabedoria judaica.

No comments:

Post a Comment

DOWNLOAD A FREE COPY OF PEREK SHIRAH HERE!

Blog Archive

Contributors

Quick Start: