Weekly Cycle



Sunday, February 8, 2009

Semana 46: Saber Nosso Lugar Para Ser Verdadeiramente Feliz


 Semana 46: Saber Nosso Lugar Para Ser Verdadeiramente Feliz

E na quadragésima sexta semana, a última  do mês de Av, no Perek Shirá as prolíficas criaturas rastejantes declaram que em seu lar, a esposa será como uma fecunda videira e seus filhos como ramos da oliveira em volta de sua mesa (Salmo 128:3). Esta semana também marca o yahrzeit do pai do Rebbe, o Rabino Levi Yitzchak Schneerson, no dia vinte de Av.
Na semana que segue a de Tu B’Av, o Perek Shirá continua falando sobre casamento e reprodução. A repetição deste tema talvez seja para enfatizar que o amor, casamento e  construção de um lar não é algo de um momento só. Aquele sentimento inicial tem de ser trabalhado e aprimorado por toda vida, semana a semana.
No Pirkê Avot ensina Rabi Matiá ben Charash, que devemos ser os primeiros a saudar a quem encontramos, e é melhor sermos um rabo de leão do que uma cabeça de raposa (Cap. IV:15). É incrivel que esta Mishná seja mencionada aqui porque esta é exatamente a última semana do mês do leão, Av, e está a uma semana de ser a primeira do mês seguinte, semana de Rosh Chodesh, literalmente “cabeça do mês”.
Perante a opressão soviética, o pai do Rebbe prefiriu manter-se firme em sua resistência mesmo quando poderia ter se unido à liderança comunista. Sua exigência em relação à cashrut de sua fábrica de matzot é um grande exemplo disso. É sabido que o leão traz o rabo para sua cabeça, enquanto a raposa leva a cabeça a seu rabo.[1] Hoje em dia, o pai do Rebbe é tido como um grande líder, enquanto que o comunismo soviético já é um conceito ultrapassado.
Nesta semana, a combinação das sefirot resulta em netzach shebemalchut, isto é, devemos ser persistentes em nosso intento de nos ligarmos ao Rei dos reis e revelá-Lo neste mundo material.
A lição de auto-aprimoramento que extraímos das prolíficas criaturas rastejantes é que a humildade que atingimos durante este mês, tem que ser utilizada produtivamente – para crescer e multiplicar, como a videira e a oliveira.




[1] Midrash Shmuel

No comments:

Post a Comment

DOWNLOAD A FREE COPY OF PEREK SHIRAH HERE!

Blog Archive

Contributors

Quick Start: