Weekly Cycle



Sunday, May 31, 2009

Semana 30: Saber que o Mundo Precisa de Mais Amor e Respeito


Semana 30: Saber que o Mundo Precisa de Mais Amor e Respeito

Na trigésima semana, quando ocorre o yahrzeit de Yehoshua e Yom HaShoá, é a vez do camelo no Perek Shirá atestar que do alto ruge o Eterno e faz ouvir Sua voz por causa de Sua santa Habitação (Jeremias 25:30). A canção do camelo conta de como D’us lamenta a destruição do Templo. O povo terá que sobreviver por um longo período sem esta fonte básica, tal qual um camelo sobrevive quando não tem água para beber. Nissan é o mês da redenção, tanto do Egito, como da redenção futura. Tal qual em Pessach, quando deixamos um ovo no prato de Seder como símbolo de luto para lembrarmos da destruição de Templo, o camelo vem para lembrar que a redenção final não chegou.
Como explica o mesmo Midrash mencionado na semana vinte e oito, o camelo representa o exílio da Babilônia, quando o Primeiro Templo foi destruído. Além disso, o camelo é uma referência a Ismael.[1] Terminamos o mês de Nissan vivenciando a libertação de todos os exílios que o Povo de Israel já sofreu, esperando de forma redobrada sair do nosso exílio atual.
No Pirkê Avot desta semana Ben Zomá nos ensina: “Quem é sábio? Aquele que aprende de cada pessoa... Quem é forte? Aquele que conquista a sua má inclinação... Quem é rico? Aquele que está contente com sua porção [sorte]. (Cap. IV:1). Estas três qualidades estão ligadas a Yehoshua, cuja sabedoria representava os pensamentos de cada judeu,[2] além de ter liderado o povo na conquista da Terra de Israel,são partilhadas suas porções entre as tribos.
Este ensinamento está relacionado aos eventos trágicos ligados à contagem do ômer, que continua durante esta semana. A morte dos 24,000 discípulos do Rabi Akiva foi causada pela dificuldade que tiveram em respeitar e aprender das diferentes interpretações de cada colega de estudo de Torá.
A destruição do Segundo Templo e o exílio no qual nos encontramos até os dias de hoje, foram causados por  ódio gratuito. Sairemos finalmente deste exílio através de amor gratuito por cada indivíduo.
Nesta semana a combinação das sefirot do ano resulta em guevurá shebehod. A contagem do ômer, especialmente depois que termina Pessach e o mês de Nissan, é um período de luto, potencialmente difícil, que requer força e disciplina para dominarmos a má inclinação.
A lição de auto-aprimoramento que extraímos do camelo é a de que precisamos lembrar sempre da nossa missão: criar uma moradia para D’us neste mundo material, começando por criar um espaço sagrado para Ele dentro de nós.



[1] Talmud, Berachot 56b; Midrash Asseret Melachim; Midrash Pitron Torah
[2] Tanya, introdução

No comments:

Post a Comment

DOWNLOAD A FREE COPY OF PEREK SHIRAH HERE!

Blog Archive

Contributors

Quick Start: